sábado, 2 de fevereiro de 2013

NOSSA SENHORA DO MONTE



   A invocação de Nossa Senhora do Monte tem várias origens, as quais dependem do local onde estão localizadas capelas ou santuários dedicados à Mãe de Deus. O mesmo acontece quanto à representação da imagem e ao seu nome, que é procedente da região onde se venera, e não título litúrgico. Desdobra-se em várias sub denominações, como Nossa Senhora do Monte Bérico, do Monte Calvário, do Monte Serrat, do Monte Carmelo e outros. Sua imagem representa Maria de pé nas colinas ou pairando sobre as nuvens. Suas mãos ‑ ficam unidas, em prece. Há imagens que mostram o menino Jesus nos braços de Maria, ambos sem coroa.
   Existem diversos lugares onde Nossa Senhora do Monte apareceu. Viseu e Lisboa, ambos em Portugal, levantaram templos em homenagem a ela. Ainda em Portugal, a narrativa popular da região de Mogoalde conta que, naquele local, Nossa Senhora apareceu entre grandes carvalhos. Na Ilha da Madeira, situada a sudoeste da costa portuguesa, há uma lendária Igreja dedicada a Nossa Senhora do Monte, construída em 1470 pelo devoto Adão Gonçalves Ferreira.
    Aqui, no Brasil, em Pernambuco, os monges beneditinos receberam uma capela de dom Duarte Coelho Pereira, em 1596, com o objetivo de cuidá-la e fazê-la prosperar.
    As festas que lá se realizaram nos dias 31 de dezembro eram ricamente ornadas e piedosas, demonstrando o fervor do povo à devoção de Nossa Senhora do Monte.
    Tendo em vista tal crescimento, os jesuítas construíram ali seu primeiro colégio, dirigido pelo Padre Manoel da Nóbrega. Franciscanos, carmelitas e outras congregações foram para lá dar atendimento ao povo.
   A cidade de Salto no estado de São Paulo também tem Nossa Senhora do Monte como sua Padroeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário