HISTÓRICO.
O Monte
Carmelo, na Palestina, é o lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento. É o Monte
em que o Profeta Elias evidencia a existência e a presença do Deus verdadeiro,
Vendo os 450
sacerdotes pagãos do Baal e os 400 profetas dos bosques, fazendo descer do céu
o fogo devorador que lhes extinguiu a vida. (III Livro dos Reis, XVIII, 19
seg.).
É ainda o Profeta Elias que implora do Senhor
chuva benfazeja, depois de uma seca de três anos e três meses (III Livro dos
Reis, XVIII, 45).
É no Monte
Carmelo que a tradição colocou a origem da Ordem Carmelitana. Ali viviam
eremitas entregues à oração e à penitência.
Os Fatos:
A palavra Carmelo (em hebraico, "carmo" significa
vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do
Senhor"): este nome nos leva para esta famosa montanha da Palestina, donde
o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa
Senhora, que foi pré-figurada por uma nuvenzinha branca que, num período de
grande seca, prenunciava a chuva redentora que cairia sobre a terra ressequida
(cf I Rs 18,20-45).
Por uma intuição sobrenatural, soube que essa simples nuvem,
com forma de uma pegada humana, simbolizava aquela mulher bendita, predita
depois pelo Profeta Isaías (“Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um
filho”), que seria a Mãe do Redentor. Do seu seio virginal sairia Aquele que,
lavando com seu sangue a terra ressequida pelo pecado, abriria aos homens a
vida da graça.
Estes profetas
foram "participantes" da obra Carmelita, que só vingou devido à
intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram
(século XII) da perseguição dos muçulmanos; fugiram para a Europa e
radicaram-se em vários países entre eles a Inglaterra. Dos seguidores de Elias
e seus continuadores, de acordo com a tradição, nasceu a Ordem do Carmo, da
qual Maria Santíssima é a Mãe e esplendor, segundo as palavras também de Isaías
“A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron” (Is 35,
2).
São Luis IX, rei da
França, sobe ao Monte Carmelo. Encontra-se com aqueles eremitas e fica
encantado, quando lhe contam que sua origem remonta ao Profeta Elias, levando
uma vida austera de oração e penitência, cultivando ardente devoção à Nossa
Senhora. Trinta anos, antes de São Luis IX subir ao Monte Carmelo, dois
cruzados ingleses levaram para a Inglaterra alguns monges.
O Santo São Simão Stock
Na
Inglaterra, vivia um homem penitente, como o Profeta Elias, austero como João
Batista. Chamava-se Simeão. Mas, diante de sua vida solitária na convexidade de
uma árvore no seio da floresta, deram-lhe o apelido de Stock.
Simão nasceu no ano de 1165 no castelo de Harford, no
condado de Kent, Inglaterra, em atenção às preces de seus piedosos pais, que
uniam a mais alta nobreza à virtude. Alguns escritores julgam mesmo que tinham
parentesco com a família real.
Sua mãe consagrou-o à Santíssima Virgem desde antes de
nascer. Em reconhecimento a Ela pelo feliz parto, e para pedir sua especial
proteção para o filhinho, a jovem mãe, antes de o amamentar, oferecia-o à
Virgem, rezando de joelhos uma Ave-Maria. Bela atitude de uma senhora altamente
nobre!
O menino aprendeu a ler com pouquíssima idade. A exemplo de
seus pais, começou a rezar o Pequeno Ofício da Santíssima Virgem, e logo também
o Saltério. Esse verdadeiro pequeno gênio, aos sete anos de idade iniciou o
estudo das Belas Artes no Colégio de Oxford, com tanto sucesso que surpreendeu
os professores. Foi também nessa época admitido à Mesa Eucarística, e consagrou
sua virgindade à Santíssima Virgem.
Perseguido pela inveja do irmão mais velho, e atendendo a
uma voz interior que lhe inspirava o desejo de abandonar o mundo, deixou o lar
paterno aos 12 anos, encontrando refúgio numa floresta onde viveu inteiramente
isolado durante 20 anos, em oração e penitência.
Nossa Senhora revelou-lhe então seu desejo de que ele se
juntasse a certos monges que viriam do Monte Carmelo, na Palestina, à
Inglaterra, “sobretudo porque aqueles religiosos estavam consagrados de um modo
especial à Mãe de Deus”. Simão saiu de sua solidão e, obedecendo também a uma
ordem do Céu, estudou teologia, recebendo as sagradas ordens. Dedicou-se à
pregação, até que finalmente chegaram dois frades carmelitas no ano de 1213.
Ele pôde então receber o hábito da Ordem, em Aylesford.
Em 1215, tendo chegado aos ouvidos de São Brocardo, Geral
latino do Carmo, a fama das virtudes de Simão, quis tê-lo como coadjutor na
direção da Ordem; em 1226, nomeou-o Vigário-Geral de todas as províncias europeias.
São Simão teve que enfrentar uma verdadeira tormenta contra
os carmelitas na Europa, suscitada pelo demônio através de homens ditos zelosos
pelas leis da Igreja, os quais queriam a todo custo suprimir a Ordem sob vários
pretextos. Mas o Sumo Pontífice, mediante uma bula, declarou legítima e
conforme aos decretos de Latrão a existência legal da Ordem dos Carmelitas, e a
autorizou a continuar suas fundações na Europa.
São Simão participou do Capítulo Geral da Ordem na Terra
Santa, em 1237. Em um novo Capítulo, em 1245, foi eleito 6° Prior-Geral dos
Carmelitas.
A Aparição da Mãe de
Deus a São Simão Stock.
Após a algum tempo de calmaria, as perseguições reiniciaram
com mais intensidade.
Na falta de auxílio humano, São Simão recorria à Virgem
Santíssima com toda a tristeza de seu coração, pedindo-Lhe que fosse solícita à
sua Ordem, tão provada, e que desse um sinal de sua aliança com ela.
Na manhã do dia 16 de julho de 1251, suplicava com maior
empenho à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele
composta: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem
fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá
privilégio, Estrela do Mar!".
Terminada esta prece, levanta os olhos marejados de
lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, em grande
cortejo, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas
mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura
maternal: “Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal
distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos
do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz
e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do
fogo eterno’’.
Essa graça especialíssima foi imediatamente difundida nos
lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos, e autenticada por muitos
milagres que, ocorrendo por toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos
da Santíssima Virgem do Monte Carmelo.
São Simão Stock atingiu extrema idade e altíssima santidade,
operando inúmeros milagres, tendo também obtido o dom das línguas; foi chamado
a pátria celeste por Deus em 16 de maio de 1265.
Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como
sinal de Maria. Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o
Escapulário.
São passados mais de 750 anos, desde o dia 16 de julho de
1251. Todos os que trouxeram o Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero
desejo de perfeição cristã, com sinais de conversão, sempre foram protegidos na
alma e no corpo contra tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e corporal.
É só ler os anais carmelitanos para provar a proteção e a assistência de Maria
Santíssima.
O Escapulário é a devoção de papas e reis, de pobres e
plebeus, de homens cultos e analfabetos. É a devoção de todos. Foi a devoção de
São Luis IX, de Luis XIII, Luis XIV da França, Carlos VII, Filipe I e Filipe
III da Espanha, Leopoldo I da Alemanha, Dom João I, de Portugal.
E a devoção dos Papas: Bento XV o pontífice da paz, chamou o
Escapulário a "arma dos cristãos" e aconselhava aos seminaristas que
o usassem. Pio IX gravou em seu cálice a seguinte inscrição: "Pio IX,
confrade Carmelita". Leão XVIII, pouco antes de morrer, disse aos que o
cercavam: "Façamos agora a Novena da Virgem do Carmo e depois
morreremos".
Pio XI escrevia, em 1262, ao Geral dos Carmelitas:
"Aprendi a conhecer e a amar a Virgem do Carmo nos braços de minha mãe,
nos primeiros dias de minha infância".
Pio XII afirmava: "É certamente o Sagrado Escapulário
do Carmo, como veste Mariana, sinal e garantia da proteção e salvação ao
Escapulário com que estavam revestidos. Quantos nos perigos do corpo e da alma
sentiram a proteção Materna de Maria".
Pio XII ainda chegou a escrever: "Devemos colocar em
primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda -
escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de
maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte".
O Papa João XXIII assim se pronunciou: "Por meio do
Escapulário do Carmo, pertenço à família Carmelitana e aprecio muito esta graça
com a certeza de uma especialíssima proteção de Maria. A devoção a Nossa
Senhora do Carmo torna-se uma necessidade e direi mais uma violência dulcíssima
para os que trazem o Escapulário do Carmo" Paulo VI afirmava que entre os
exercícios de piedade devem ser recordados o Rosário de Maria e o Escapulário
do Carmo.
O Papa João Paulo II era devotíssimo de Nossa Senhora e
coloca a recitação do Rosário entre suas orações prediletas. Ele quis ser
Carmelita. Defendeu sua tese sobre São João da Cruz, o grande Carmelita
renovador da Ordem.
John Mathias Haffert, autor do livro "Maria na sua
Promessa do Escapulário", entrevistou a Irmã Carmelita Lúcia, a vidente de
Fátima ainda viva e perguntou, por que na última aparição Nossa Senhora
segurava o escapulário na mão?
Irmã Lúcia respondeu simplesmente: "É que Nossa Senhora
quer que todos usem o Escapulário".
As promessas específicas
de Nossa Senhora do Carmo.
Primeira: Quem morrer com o Escapulário não padecerá o fogo
do inferno.
### Em primeiro lugar, ao fazer a sua promessa, Maria não
quer dizer que uma pessoa que morra em pecado mortal se salvará. A morte em
pecado mortal e a condenação são uma e a mesma coisa. A promessa de Maria
traduz-se, sem dúvida, por estas outras palavras:
“Quem morrer revestido do Escapulário, não morrerá em pecado
mortal”.
Para tornar isto claro, a Igreja insere, muitas vezes, a
palavra “piamente” na promessa: “aquele que morrer piamente não padecerá do
fogo do inferno”.
Segunda: Nossa Senhora livrará do Purgatório quem portar seu
Escapulário, no primeiro sábado após sua morte.
### Embora às vezes se interprete este privilégio ao pé da
letra, isto é, que a pessoa será livre do Purgatório no primeiro sábado após
sua morte, “tudo que a Igreja, tem para explicar estas palavras, tem dito
oficialmente em várias ocasiões, é que aqueles que cumprem as condições do
Privilégio Sabatino serão, por intercessão de Nossa Senhora, libertos do
Purgatório pouco tempo depois da morte, e especialmente no sábado”. De qualquer
modo, se formos fiéis em observar as palavras da Virgem Santíssima, Ela será
muito mais fiel em observar as suas, como nos mostra o seguinte exemplo: Em
umas missões, tocado pela graça divina, certo jovem deixou a má vida e recebeu
o Escapulário. Tempos depois recaiu nos costumes desregrados, e de mal
tornou-se pior. Mas, apesar disso, conservou o santo Escapulário.
A Virgem Santíssima do Carmo, sempre Mãe, atingiu-o com
grave enfermidade. Acometido pela doença, o jovem viu-se em sonhos diante do justíssimo
tribunal de Deus, que devido às suas atitudes ruins e vida má, o condenou à
eterna condenação.
Em vão o infeliz alegou ao Supremo Juiz que portava o
Escapulário de sua Mãe Santíssima.
— E onde estão
os costumes que correspondem a esse Escapulário? Perguntou-lhe.
Sem saber o que responder, o infeliz olhou então para a
Virgem Santíssima.
— Eu não posso desfazer o que Meu Filho já fez.
Respondeu-lhe Ela.
— Mas, Senhora! exclamou o jovem, Serei outro.
— Tu me prometes?
— Sim.
— Pois então vive.
Nesse mesmo instante o doente despertou, apavorado com o que
viu e ouviu durante o sonho, fez votos de levar adiante mais seriamente o
Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Logo, sarou e entrou para a Ordem dos
Premonstratenses. Depois de vida edificante, Deus chamou sua alma à pátria
celeste. Assim narram às crônicas dessa Ordem.
A Aparição de Fátima
e o Escapulário.
Após a última aparição de Nossa Senhora de Fátima na Cova da
Iria, surgiram aos olhos dos três videntes varias cenas.
Na primeira, ao lado de São José e tendo o Menino Jesus ao
colo, Ela apareceu como Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, junto a Nosso
Senhor acabrunhado de dores a caminho do Calvário, surgiu como Nossa Senhora
das Dores. Finalmente, gloriosa, coroada como Rainha do Céu e da Terra, a
Santíssima Virgem apareceu como Nossa Senhora do Carmo, tendo o Escapulário à
mão.
Por que Nossa Senhora apareceu com o Escapulário nesta
última visão a 13 de Outubro em Fátima? Perguntaram a Lúcia em 1950.
Lúcia respondeu: É que Nossa Senhora quer que todos usem o
Escapulário respondeu ela.
“E é por este motivo que o Rosário e o Escapulário, são dois
sacramentais marianos mais privilegiados, universais, mais antigos e valiosos,
adquirem hoje uma importância maior do que em nenhuma época passada da
História”.
Numa bula de 11 de fevereiro de 1.950, o Papa Pio XII
convidava a "colocar em primeiro lugar, entre as devoções marianas, o
escapulário que está ao alcance de todos"; entendido como veste mariana,
esse é de fato um ótimo símbolo da proteção da Mãe celeste, enquanto
sacramental extrai o seu valor das orações da Igreja e da confiança e amor
daqueles que o usam.
Oração.
Flos Carmeli Vitis
Florigera Splendor coeli Virgo puerpera Singularis y singular Mater
mitis Sed viri nescia Carmelitis Sto. Propitia
Stella maris.
Flor do Carmelo vinha florífera esplendor do Céu Virgem fecunda, e singular Ó
mãe terna! intacta de homem aos carmelitas proteja teu nome (dá privilégios) Estrela
do mar.
Sobre o Escapulário e
O que significa.
O escapulário do Carmo é um sinal externo de devoção
mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria pela inscrição
na Ordem Carmelita, na esperança de sua proteção maternal.
O distintivo externo desta inscrição ou consagração é o
pequeno escapulário marrom.
O escapulário do Carmo é um sacramental, quer dizer, segundo
o Concílio Vaticano II, "um sinal sagrado segundo o modelo dos
sacramentos, por meio do qual se significam efeitos, principalmente espirituais,
obtidos pela intercessão da Igreja". (S.C.60).
Quem veste o escapulário deve procurar ter sempre presente a
Santíssima Virgem e tratar de copiar suas virtudes, sua vida e atuar como Ela,
Maria, atuou, segundo suas palavras: Eis
aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra.
O escapulário do Carmo é um MEMORIAL de todas as virtudes de
Maria.
O Papa Pio XII, disse em 11.2.1950.
Reconheçam neste memorial da Virgem um espelho de humildade
e castidade.
Vejam, na forma simples de sua feitura, um compêndio de
modéstia e candor. Vejam, principalmente, nesta peça que vestem dia e noite,
significada, com simbolismo eloquente, a oração com a qual o auxílio divino.
Reconheçam, por fim, nela sua consagração ao Sacratíssimo Coração da Virgem Imaculada, recentemente recomendada".
Cada escapulário tem seus privilégios ou graças
particulares, mas todos podem ser substituído pela medalha-escapulário (cfr.
Decreto de 16-XII-1910). Seria falta de fé na autoridade suprema do Vigário de
Cristo que confere a esta medalha o privilégio, crer que vales menos, para
ganhar as promessas, levar a medalha que os pedaços de pano (ainda que em
determinados casos, por outras razões externas de maior visibilidade, etc, pode
ser preferível o escapulário de pano).
A medalha-escapulário deve ter de um lado a imagem de Jesus
com o Coração, e do outro uma imagem da Virgem sob qualquer invocação. Do mesmo
modo que os escapulários, devem ser abençoadas por um sacerdote.
Valor da promessa do
Escapulário
É doutrina católica, repetida pelo Concílio Vaticano II:
"O conjunto dos fiéis, porque tem a unção do Espírito Santo (cfr. 1 Jo. 2,
20-27) não pode errar quando acredita, e esta peculiar propriedade sua é
manifestada pelo sentido sobrenatural de fé de todo o povo quando, desde os
Bispos até os fiéis, presta seu consentimento universal no que se refere à fé e
os costumes. Com este sentido de fé... e sob a guia do sagrado Magistério...
adere-se infalivelmente a ela, com certeiro juízo a penetra mais profundamente e
a aplica mais plenamente à vida" (L.G. 12).
Esta precisa e esplêndida formulação conciliar não pode ser
mais explícita. E é que a mesma prerrogativa de infalibilidade concedida por
Jesus a seu Vigário mediante a assistência do Espírito Santo, tem precisamente
como finalidade que o conjunto do Povo de Deus, sua Igreja e Corpo místico, não
se equivoque, por exemplo, com uma devoção aceita por todos.
Livre do Purgatório
no primeiro sábado após a morte. (O Privilégio sabatino.)
O Escapulário do
Carmo além da promessa de salvação para quem morrer com ele, leva também
consigo o chamado privilégio sabatino.
Segundo a tradição, à morte de Clemente V (1314), no
conclave que durou dois anos e três meses, a Santíssima Virgem apareceu ao
Cardeal Jaime Duesa, muito devoto a ela,
e anunciou-lhe que seria Papa com o nome de João XXII, e acrescentou:
"Quero que anuncie aos Carmelitas e a seus Confrades: os que usarem o
Escapulário, guardarem a castidade conforme seu estado, e rezarem o ofício
divino, - ou os que não saibam ler se abstenham de comer carnes nas
quartas-feiras e sábados -, se forem ao purgatório Eu farei que o quanto antes,
especialmente no sábado seguinte à sua morte tenham suas almas levadas para o
céu".
Pio XII em sua citada Carta Magna do Escapulário do Carmo de
1950, ensina: "à verdade, não deixará a piedosíssima Mãe que seus filhos
que expiam suas culpas no purgatório, não consigam o quanto antes a vida eterna
por sua intervenção diante de Deus, em conformidade com o privilégio
sabatino".
O privilégio sabatino consiste em que a Santíssima Virgem
tirará do purgatório o quanto antes, especialmente no sábado depois de sua
morte, a quem tenha morrido com o Escapulário e durante sua vida tenha guardado
castidade segundo seu estado e rezado todos os dias o ofício (que pode ser
substituído pela Liturgia das Horas ou pela abstinência de carne nas
quartas-feiras e sábados, ou um sacerdote com faculdade para isso, o pode
comutar por outra obra piedosa, v.gr. a oração diária do Terço). Se uma pessoa
peca contra a castidade ou deixa um dia de fazer a obra prescrita, poderá
recuperar o privilégio ao confessar-se e cumprir a penitência (de maneira
semelhantes a como se recuperam os méritos perdidos pelo pecado mortal, o que parece quase excessiva generosidade de Deus,
mas é doutrina católica).
A certeza deste privilégio mais que histórica, como dizíamos
do Escapulário, está fundada na potestade da Igreja que assim o põe e
recomenda. Seria temerário e ofensivo para a
Igreja, cuja Cabeça é Cristo e sua alma vivificante o Espírito Santo,
crer que comete um erro secular e universal em algo que pertence à doutrina e
vida cristã.
"Eu, sua Mãe de Graça, descerei no sábado depois de sua
morte e a quantos encontrarei no
Purgatório os libertarei e os levarei ao monte santo de vida eterna".
A Proteção maternal
Em seu profundo simbolismo mariano, pelos grandes
privilégios e pelo grande amor e privilegiada assistência, manifestada através
dos séculos a Santíssima Virgem do Carmo a quem vestem devotamente seu
escapulário, é o que tão prodigiosamente estendeu-se a todas as pares esta devoção
de vestir o escapulário.
Por seu rico
simbolismo: ser filho de Maria, ver nele todas as virtudes de Maria, ser
símbolo de nossa consagração filial à Mãe Amável. Por Morrer na graça de Deus,
que o vista piedosamente. Porque sairá do Purgatório o quanto antes quem morrer
devotamente com ele. Por chegar sua proteção a todos os momentos da vida, da
morte e mais além". Na vida protejo; na morte ajudo, depois da morte
salvo, com suas credenciais.
Pelos inúmeros prodígios que tem realizado.
Pelas relações com suas aparições mais recentes em Lourdes e
Fátima.
Pelas muitas indulgências que desfrutam os que vestem este
escapulário.
As Indulgências
Estas são as indulgências plenárias e parciais para os que
vestirem o escapulário.
A). Indulgências
plenárias.
1. O dia que se impõe o escapulário e o que é inscrito na
terceira Ordem ou Confraria.
2. Nestas festas:
a) Virgem do Carmo (16 de Julho ou quando se celebre);
b) São Simão Stock (16 de maio);
c) Santo Elias Profeta (20 de Julho);
d) Santa Teresa de Jesus (15 de Outubro),
e) Santa Teresa do Menino Jesus (1 de outubro);
f) São João da Cruz (14 de Dezembro);
g) Todos os Santos Carmelitas (14 de Novembro).
B). Indulgências Plenária no dia do Carmo. O dia do Carmo,
16 de Julho, ou na data em que exatamente se celebre, tem concebida uma
indulgência plenária.
C). Indulgência parcial. ganha-se a indulgência parcial por
usar piedosamente o santo escapulário. Pode-se ganhar não só por beijá-lo, mas
também por qualquer outro ato de efeito e devoção. E não
só ao escapulário, mas também à medalha-escapulário.
Recomendação
Pontifícia.
Desde o século XVI, que é quando se estende por toda a cristandade
o uso do escapulário do Carmo, quase todos os Papas o vestiram a propagaram.
O Papa João Paulo II, que é terciário carmelita, recordou em
diversas ocasiões que veste com devoção, desde criança, o escapulário do Carmo.
A Igreja, como reconhecimento e estímulo das
mais importantes verdades e práticas cristãs, institui as festas
litúrgicas (missa e ofício próprio, etc.).
Esse é o valor que tem a festa da Virgem do Carmo, em 16 de
julho, estendida por Benedito XIII a toda a Igreja universal. Além disso, a
Virgem do Carmo é venerada como Padroeira dos pescadores, marinheiros e toda a
gente do mar, também a república do Chile sob sua invocação de Nossa Senhora do
Carmo de Maipú.
Bênção e imposição.
A Sagrada Penitenciária Apostólica de quem depende esta
legislação disse que se recomenda o uso tradicional do escapulário enquanto a
tamanho, matéria, cor, etc., que podem ser usados também outros.
Qualquer sacerdote pode abençoar e impor o escapulário do
Carmo aos fiéis em geral.
Para ficar inscrito na confraria organizada pela Terceira
Ordem do Carmo, este sacerdote deve estar facultado pelo superior Geral dos
Carmelitas. Os simples fiéis não podem abençoá-los nem impor.
Esta é a fórmula para abençoá-lo i impor o Escapulário:
V: Mostrai-nos Senhor, tua misericórdia -
R: E dá-nos tua salvação.
V: Escuta, Senhor, minha oração.
R: E chegue a ti meu clamor.
V: O Senhor esteja convosco.
R: Ele está no meio de nós.
OREMOS.
Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do gênero humano,
abençoa com tua desta a este hábito que, por teu amor e o de tua Mãe a Virgem
Maria do Monte Carmelo, irá levar com devoção teu servo (ou serva), a fim de
que pela intercessão de tua própria Mãe e defendido(a) do espírito maligno,
persevere em tua graça até a morte: Que vives e reinas pelos séculos dos
séculos.-
R: Assim seja.
A continuação
asperge-se o escapulário com água benta e depois o impõe na pessoa ou pessoas
(a cada um separadamente) Dizendo a cada uma.
Receba este hábito bendito, suplicando à Santíssima Virgem
que, por seus méritos, o leves sem mancha,
defenda contra todas as adversidades e te conduza à vida eterna.
R: Que assim seja.
E acrescenta: Eu, usando da potestade que me foi concedida,
te recebo à participação de todos os bens espirituais que, pela misericórdia de
Jesus Cristo, praticam os religiosos Carmelitas. Em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo.-
R: Que assim seja
Que te abençoe o Criador do céu e da terra, o Deus todo-poderoso,
que dignou-se incorporá-lo à Confraria da Santíssima Virgem do monte Carmelo, a
quem imploramos que na hora de sua morte abata a cabeça da serpente infernal e
finalmente, consigas as palmas e a coroa da herança sempiterna. Por Jesus
Cristo nosso Senhor.
R: Que assim seja.
E asperge-se o novo confrade com água benta.
Quando são mais de uma pessoa a receber o santo escapulário,
se diz no plural. Não deixe de exortar-lhes a que vistam dignamente o
escapulário, tratando de imitar as virtudes de Maria.
Em caso de necessidade, basta para abençoar o escapulário o
sinal da cruz do sacerdote e as palavras.
"Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
Amém".
Tipos de escapulários
1. Escapulário café
(Carmelita)
A Virgem Maria aparece a São Simão Stock, no convento da
cidade de Cambridge (Inglaterra) em 16 de julho de 1251.
São Simão, já cansado por sua avançada idade, e debilitado
pela penitência, pedia a Deus pelas angústias e tribulações que sua ordem
padecia constantemente. Suplicava à Virgem, que o socorresse com uma Graça
especial. Ela, diante do chamado suplicante desse seu filho apareceu rodeada de anjos, com o Escapulário
nas mãos. Disse-lhe: " Recebe, meu filho, amadíssimo, esta prenda de
meu amor para convosco, este será um
privilégio, para ti e para todos quantos o usem ; Quem morrer com ele, não irá
ao fogo do inferno".
Na volta da espada há uma inscrição em latim que diz: ZELO
ZELATUS SUM PRO DOMINO DEO EXERCITUUM, me abraço, me consumo de zelo pelo
Senhor Deus dos Exércitos.
2. Escapulário verde.
Quando na família há algum familiar ou amigo que se encontra
longe da fé queremos fazer algo a respeito, Maria Mãe Santíssima nos deu uma
forma de convertê-los quando Ela apareceu à Irmã Justina Bisqueyburu em 1840,
levando "a vestidura da conversão - O escapulário verde." Ela disse: " Esta insígnia santa de meu imaculado Coração há de
ser uma grande meio para a conversão das almas..."
Por um período de mais de seis anos, A Virgem apareceu à Irmã Justina e respondeu muitas perguntas com relação ao escapulário e
a seu uso.
A Virgem Maria disse que o Escapulário Verde não necessita
de nenhuma bênção especial, e não necessita de qualquer inscrição como o
Escapulário Café. Pode ser abençoado por qualquer sacerdote. Se a pessoa que
nós queremos que se beneficie deste escapulário não convém em levá-lo consigo,
este pode ser colocado em qualquer lugar de seu quarto.
### Todos os dias
deve dizer a seguinte oração: "Imaculado coração de Maria, rogai por nós agora e na
hora de nossa morte, Amém. "
Se a pessoa por quem se tem intenção no escapulário não vai
dizer a oração, então aquele que o presenteia deve rezar no seu lugar, todos os
dias.
A Virgem Maria disse: "As maiores graças são obtidas pelo uso do escapulário,
mas estas graças vêm em proporção direta com o grau de confiança que o usuário
tenha em mim".
Santa Brígida tinha tal confiança na Virgem Maria.
Por isto a Virgem lhe revelou: "Não há pecador no mundo, que embora se encontre em
inimizade com Deus, não possa voltar a Deus e recuperar sua Graças se ele ou ela
vem a mim pedir assistência."
Consagração à
Santíssima Virgem do Carmo.
O devoto da Virgem do Carmo procurará a cada dia, quando
melhor conseguir, fazer esta consagração a sua Mãe:
"Ó, Maria, Rainha e Mãe do Carmelo! Venho hoje me
consagrar a Ti, pois toda minha vida é como um pequeno tributo por tantas
graças e benefícios como recebi de Deus através de tuas mãos.
E porque Tu olhas com olhos de particular benevolência aos
que vestem teu escapulário, rogo-te que
sustentes com tua fortaleza minha fragilidade, ilumines com tua sabedoria as
trevas de minha parte e aumente em minha fé, a esperança e a caridade, para que
cada dia possa prestar-lhe o tributo de minha humilde homenagem.
Que o santo escapulário atraia sobre mim teus olhares
misericordiosos, seja para mim prenda de tua particular proteção em lutas de
cada dia e constantemente me lembre o dever de pensar em Ti e revestir-me de
tuas virtudes.
De hoje em diante me esforçarei por viver em suave união com
teu espírito, oferecer tudo a Jesus por tua intercessão e converter minha vida
em imagem de tua humildade, caridade, paciência, mansidão e espírito de oração.
Ó Mãe amabilíssima! Sustenta-me com teu amor indefectível, a
fim de que a mim, pecador indigno e com os santos do Carmelo no reino de teu
Filho".
Amém.
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