sábado, 5 de março de 2016

NOSSA SENHORA APARECIDA E A BÍBLIA



   E por isso sempre que encontramos uma referência a Ela na Bíblia, aí temos uma passagem sobre Nossa Senhora Aparecida.
   O título de Aparecida deve-se ao fato de sua imagem ter sido encontrada no rio Parnaíba.
Ou melhor, de sua imagem ter aparecido nesse rio, já que milagrosamente acharam o corpo da imagem e depois de um certo tempo, sem que procurassem, com a intenção de pegar peixes, jogando as redes, encontraram a cabeça, e isso foge e muito de uma simples coincidência.
   Sobre o uso de imagens no culto católico, é importante lembrar que Deus pediu que se fizessem imagens (Ex 25,18-22) e Ele mesmo usou a imagem da Serpente de Bronze para curar o povo de Israel (Num 21,7-9), assim como o Templo de Jerusalém era repleto de imagens ( I Re 6,18-35;I Re 7, 18-51;I Re 8,5-11; Ez 41,1-26) e sobre a Arca da Aliança levavam-se duas imagens de Anjos (os querubins) que era conduzida em procissões (Num 10,35; Jos 3,3-8) e diante da qual o povo se prostrava em oração (Num 7,89; Jos 7,6). 
   Tudo isso mostra que o uso de imagens é totalmente permitido pela Bíblia, pois Deus proibiu imagens de deuses e não de Santos ou Anjos.
   A Bíblia, faz referência a Maria no Antigo ( Gên 3,14-15; Is 7,14; Miq 5,2; Zac 2,14;)  e no Novo Testamento (Mat capítulos 1 e 2; Lucas capítulos 1 e 2; Mac 3,31-35;  Jo 2,1-12; At 1,12-14; Gal 4,4; Apo 12, 1ss).
   Maria é o único ser humano profetizado já no Antigo Testamento desde que o homem pecou.

   Nossa Senhora Aparecida é chamada de Rainha, pois é a Mãe do Nosso Senhor e Rei Jesus. E todo Rei nasce de uma Rainha, recebendo seu sangue real (Luc 1,30-32; Jo 18,37). Além disso, Salomão ao se tornar Rei coroou sua Mãe Betsabé como Rainha, mostrando o exemplo do reconhecimento de um filho Rei da realeza de sua Mãe ( I Re 2, 19-20) e Jesus, como modelo de perfeição, não deixou de fazer o mesmo no céu (Apo 12,1).
   São João, considerado escritor do Apocalipse, e que ficou de guardar e proteger a Mãe de Jesus, ao falar da visão de um Grande Sinal no céu, descreve uma Mulher que reúne em si o simbolismo da Igreja, do Povo de Israel e de Maria, Mãe de Jesus, mostrando assim que Nossa Senhora é a Rainha de todo o povo do céu e da terra (Apo 12,1-2.5.15-17): "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.
5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono
15. A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir.
16. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara.
17. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus."
   A intercessão de Maria é a mais importante para nós pelo poder demonstrado por Ela nas Bodas de Caná (Jo 2,1-12), daí surgiu a frase que tudo o que a Mãe pede o Filho atende.
Essa intercessão de Maria e a de todos os Santos é possível, pois todos os justos que morreram na amizade divina estão diante de Deus ( Luc 9,30; 20,38) e podem orar por nós (Heb 11,4; Apo 6,9ss), como mediadores secundários que todos nós somos ( I Tim 2,1; I Tes 1,2; Col 4,12; II Cor 1,11).  Cristo é o Único Mediador da Salvação( I Tim 2,5;Heb 8,6), mas não é nosso único intercessor ( Rom 8,26; I Tim2,1; II Cor 1,11).

    A diferença é que Deus escuta a oração dos justos com mais eficácia (Tg 5,16) e justos só aqueles que justificados pelo Cordeiro não cometem mais pecado, e esses são apenas os Santos que estão junto de Deus (Heb 12,23; I Cor 4,4-5).

   Todos os Santos oram pelos que estão na terra (Apo 6,9ss; Luc 16,22ss; II Mac 4,34.15,12ss), pois vivos ou mortos formamos um só Corpo ( Rom 14,8; I Cor 10,17.12,12; II Cor 5,9; I Tes  5,10) e Cristo que é a Cabeça (Col 1,18) dele vive para interceder (Heb 7,25). 
   Logo, uma cabeça não intercede sem seu corpo, pois a morte não nos separa (Rom 8,38-39), ao contrário nos une mais a Cristo (II Cor 5,6-8; Fil 1,21-23; I Tes 5,10) E onde Cristo está todo o céu está (Apo 14,4) e se o Senhor está em nosso meio quando oramos, então todos os seus Santos também estão (Heb 12,1; 22-24).

   A escritura diz que na ressurreição seremos como os Anjos (Mat 22,30) e afirma que já ressuscitamos com Cristo pelo batismo (Col 2,12;3,1), assim, no céu, os Santos desempenham o mesmo trabalho que os dos Anjos: louvam, intercedem, auxiliam os homens na terra até que todos alcancem a salvação ( Zac 1,12-13; Apo 5,8. 8,4);


   A Bíblia diz que cada povo, comunidade, e igreja tem seu próprio Anjo protetor ( Dan 10,13. 20-22; Apo 1,20; 2,1.8.12.18;3,1) que vive para interceder ( Is 62,6-7).
E como os Santos desempenham o mesmo papel dos Anjos ( Mat 22,30; Col 2,12), sempre foi uma prática antiga na Igreja recorrer à intercessão de um determinado Santo como Padroeiro de uma comunidade, povo ou igreja.
   Assim, a Igreja Católica, na figura de seu Papa, pelo poder recebido de Cristo através de São Pedro, que disse a ele que "tudo o que ele ligasse na terra seria ligado no céu" ( Mat 16,19), definiu seguindo o pedido da maioria dos católicos brasileiros que Nossa Senhora da Conceição representada na imagem encontrada de Aparecida fosse invocada como Padroeira do Brasil. 
   E como Maria é a Rainha de todos os Santos e de todos que creem no Cristo (Apo12,17), como nos mostram as passagens bíblicas, ela foi coroada também como Rainha do Brasil, nada mais justo, já que essa terra foi consagrada cristã católica desde seu descobrimento, tornando-se uma terra de Cristo e o que é de Cristo também é de sua Mãe.





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