sábado, 15 de setembro de 2012

OS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA



   Por estes nomes os povos devotam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de 3 naturezas:

   Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e está relacionada ás comemorações litúrgicas.

   Histórica: compreendem de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.

   Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.

 Diz à tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no “retrato da Virgem”, pintado por São Lucas.

Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:

·          Infância

·          Imaculada Conceição

·          Encarnação do Verbo de Deus

·          Maternidade

·          Paixão de seu Filho

·          Glorificação

·          Veneração a Maria

Na Igreja há dois tipos de culto o de latria e o de dulia. O culto de latria é o culto de adoração, prestado somente a Deus, como supremo Senhor de toda vida e de todo o universo, confessando que absolutamente tudo depende dele. O culto de dulia é o culto de veneração, prestado aos santos e, estando a Virgem Maria acima de todos na corte celeste, é-lhe prestado um culto especial de veneração, chamado hiperdulia.

A Mariologia, instituída como uma das bases da fé Católica Romana, fez surgir ao longo dos tempos, diversas formas de devoção àquela que chamam de Nossa Senhora, com diversas denominações.

Invocada por suas denominações, a veneração a Maria é responsável pela multiplicidade de nuances em seu caráter, que é admirado em aspectos parciais nos seus nomes e títulos.




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