sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES


NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

 

ORIGEM DA DEVOÇÃO

ESSA DEVOÇÃO TEVE INÍCIO EM PORTUGAL POR VOLTA DO ANO 1590.

CONTA-SE QUE UMA IMAGEM DA VIRGEM APARECEU SOBRE UMA FONTE EM ALCÂNTARA E CURAS E MILAGRES ACONTECERAM COM O POVO QUE BEBIA DESSA ÁGUA.

APÓS UMA MENINA VER NOSSA SENHORA, QUE LHE PEDIA UMA IGREJA NO REFERIDO LOCAL, O CULTO ESPALHOU-SE RAPIDAMENTE.

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, TAMBÉM É CONHECIDA COMO NOSSA SENHORA DAS SETE ALEGRIAS, DEVOÇÃO DE ORIGEM FRANCISCANA, QUE FALA DAS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA, OU OS PRAZERES:
O DE OUVIR A ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL,
O DA SAUDAÇÃO DE SANTA ISABEL,
O DO NASCIMENTO DE CRISTO,
O DA ADORAÇÃO DOS MAGOS AO SEU FILHO,
O DO ENCONTRO DO FILHO NO TEMPLO ENTRE OS DOUTORES,
O DE VER SEU FILHO RESSUSCITADO,
E O DE SUA ASSUNÇÃO DE CORPO E ALMA AO CÉU.

PORTUGAL FOI A PRIMEIRA NAÇÃO A CULTUAR NOSSA SENHORA SOB ESSE TÍTULO, DOS PRAZERES.

DEVOÇÃO NO BRASIL

NO BRASIL, ELA É PADROEIRA DA CATEDRAL E DIOCESE DE LAGES (SC), DA ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ, FESTEJADA EM 27 DE AGOSTO.

EXISTEM IGREJAS DEDICADAS A NOSSA SENHORA DOS PRAZERES NO ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS E EM SÃO PAULO, SENDO A MAIS FAMOSA A DOS MONTES GUARARAPES, EM JABOATÃO, PRÓXIMO A RECIFE, PERNAMBUCO.

ALGO INTERESSANTE, EM PIRACICABA E EM ITAPECIRICA DA SERRA, SÃO PAULO, ASSIM COMO EM ALCÂNTARA, PORTUGAL: A IMAGEM DA VIRGEM MARIA SEMPRE APARECE DE MODO SOBRENATURAL.

EM ALCÂNTARA ELA SOME DA CASA DOS CONDES, DONOS DA FONTE ONDE ELA TINHA APARECIDO E RETORNA A APARECER NA FONTE, INDICANDO ONDE QUER QUE SE CONSTRUA A IGREJA.

EM ITAPECIRICA DA SERRA, A MESMA COISA.

ELA SOME E APARECE NO ALTO DA SERRA ONDE CONSTROEM SUA IGREJA POR CREREM SER UM SINAL DA VIRGEM.

EM PIRACICABA, CRÊ-SE QUE ELA FOI TRANSPORTADA POR ANJOS RIO ABAIXO. SEMPRE SINAIS MILAGROSOS RELACIONADOS À SUA IMAGEM.

NO ESPÍRITO SANTO, ESSA DEVOÇÃO ESTÁ LIGADA A DE NOSSA SENHORA DA PENHA, PADROEIRA DESSE ESTADO, E REMONTA A 1550, COM A CHEGADA DO FRADE FRANCISCANO PEDRO PALÁCIOS, QUE TRAZIA CONSIGO UM QUADRO DE NOSSA SENHORA DAS SETE ALEGRIAS.

CONTA A TRADIÇÃO, QUE POR TRÊS VEZES O QUADRO SUMIU DA GRUTA, ONDE ELE "MORAVA", E FOI ENCONTRADO NO ALTO DO PENEDO, ONDE POR FIM O FREI COM A AJUDA DOS HABITANTES LOCAIS ACABOU CONSTRUINDO UMA PEQUENA CAPELA.
APÓS UM SÉCULO DE DEVOÇÃO FOI CONSTRUÍDO UM CONVENTO NO CUME DA ROCHA.

AMBOS, A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA (AGORA INSTALADA SOBRE A ROCHA E CHAMADA "DA PENHA") E O CONVENTO CONTINUAM SENDO SUSTENTO DA FÉ DOS CAPIXABAS E A FESTA DE SUA PADROEIRA SÓ AUMENTA A CADA ANO. NOS MONTES GUARARAPES, SEU CULTO SE RELACIONA COM AS BATALHAS ALI TRAVADAS. UMA, NO DIA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, (SEMPRE A SEGUNDA FEIRA DEPOIS DA PÁSCOA). NAQUELE ANO, NO DIA 19 DE ABRIL DE 1648 E A SEGUNDA, NO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 1649.
PARA COMEMORAR AS DUAS VITÓRIAS, FRANCISCO BARRETO DE MENEZES, QUE COMANDOU AS TROPAS LUSO-BRASILEIRAS, MANDOU ERIGIR ALI UMA CAPELA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, HOJE MONUMENTO NACIONAL.

 AS IMAGENS DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES ORA SÃO REPRESENTADAS COMO UMA VIRGEM SOZINHA (MAIS ACIMA), ORA COM O SEU FILHO MENINO E VESTES E CORES VARIADAS.

 

 

Referência: www.rezairezairezai.blogspot.com.br  
        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário