sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ó CHAVE DE DAVI

A EXPECTAÇÃO DO PARTO DE NOSSA SENHORA
   É uma festa católica de origem claramente espanhola, a festa é conhecida na liturgia com o nome de "Expectação do parto de Nossa Senhora", e entre o povo com o título de "Nossa Senhora do Ó".

Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido.
   Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.
   A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da "bendita entre as mulheres", que foi escolhida para SER Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade.
   Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.

AS ANTÍFONAS MAIORES
   As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó ("Ó Sabedoria... vinde ensinar-nos o caminho da salvação"; "Ó rebento da Raiz de Jessé... vinde libertar-nos, não tardeis mais"; "Ó Emanuel..., vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus"), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de "Nossa Senhora do Ó".
É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor. Podemos então dizer junto com Maria: Ó vinde Chave de Davi!
*O significado dessa expressão remonta ao tempo dos reis da Bíblia. É um sinal de autoridade e confiança que o rei tinha pelo seu tesoireiro. Jesus tem a chave da casa de Davi; o que Ele abrir ninguém fecha; o que Ele fechar, ninguém abrirá, pois a Ele foi dado todo domínio por Deus Pai, assim como toda autoridade nos céus, na terra e abaixo da terra.


Die 20 Decembris 
Ó Clavis David et sceptrum domus Israel: qui aperis, et nemo claudit; claudis et nemo aperit: Veni, et educ vinctum de domo carceris, sedentem in tenebris et umbra mortis.

20 de dezembro
   Ó Chave de Davi o cetro da casa de Israel que abris e ninguém fecha; fechais e ninguém abre: Vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte.

NOSSA SENHORA DO Ó, ROGAI POR NÓS!

*Leia Apocalipse 3, 7  e Isaías  22, 20-22 - A imagem de Maria foi tirada da internet e a produção em Power Point foi feita por Maria Marta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário