Jesus é nosso " sumo sacerdote, santo, inocente,
imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus;" (Hb
7:26) com seu "sangue imaculado nos purifica das obras mortas para
servirmos o Deus vivo" (Hb 9,14) "na plenitude dos tempos nasceu de
uma mulher" (Gl 4,4), "a Virgem " de Nazaré, chamada Maria (Lc
1, 26-27).
Esta mulher não poderia gerar Jesus, inocente e imaculado,
por ser o Verbo de Deus, o próprio Deus (Jo 1,1), sem ser ela mesma isenta da
mancha do pecado.
Jesus tomou carne no seio de Maria, assumindo sua carne e
sangue (Lc 1,35; Jo 1,14), sendo Deus em plenitude, não poderia habitar numa
carne pecadora (Jó 14,4; Sl 14, 1-2). Assim, a lógica nos
leva a entender que Maria de alguma forma foi preservada do pecado original e
preparada como Arca Santa incorruptível (Ex 25, 10-11; Deut 10,3), para ser
digna de carregar em seu seio "aquele que nem o céu dos céus pode conter" (2 Cron
6,18).
Maria é "a escolhida a pomba imaculada a única de sua
Mãe, formosa como a lua, brilhante como o sol, temível como exército em ordem
de batalha" (Cant 6,9-10).
Todos pecaram (rm 3,23), exceto Maria, por causa do senhor.
- análise bíblica da imaculada conceição. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus;" (Rm 3, 23).
Todos pecaram, mas Maria foi salva, como nós, porém,
de um modo diferente, antes de nascer. Foi salva antecipadamente,
em previsão dos méritos de Cristo. Sim, pois Deus, que está fora do tempo e é onisciente – tem
conhecimento de tudo! – sabia que Jesus, o Verbo, iria morrer pelos nossos
pecados, e pelos méritos advindos de Seu sacrifício vicário no Gólgota, e, por
essa presciência, por essa previsão, salvou por aqueles mesmos méritos de
Nosso Senhor, a Santíssima Virgem, ainda antes de ela ser tocada pelo
pecado original, de modo a restar imaculada.
Além do mais, quando São Paulo escreveu todos, ele não pensou em incluir aí a
Virgem Maria.
Como quando ele disse "e todos estão destituídos da glória de Deus"
(Rm 3, 23), nem todos o foram, pois devemos nos lembrar que Henoc e Elias
também foram uma exceção a essa regra (Gen 5,24; 1 Re 2,11).
Assim, "todos" nem sempre significa a humanidade inteira
incluindo Maria, Henoc, e Elias.
São João diz: "se dizemos ter comunhão com Ele e
andamos nas trevas, nós mentimos e não seguimos a verdade" (1 Jo 1,6). Maria esteve em comunhão contínua com Jesus, Ele e ela foram
um só ser durante sua gestação, e a luz (Jesus) não poderia ter comunhão com o
pecado, logo Maria tem de ser da luz para gerar a luz.
Maria foi um ser puramente
humano. Jesus que é Deus foi quem tomou a carne de
Maria, fazendo um corpo para si a partir dela.
São João diz mais: "aquele que afirma
permanecer nele deve também viver como Ele viveu" ( 1 Jo 2,6). Maria permaneceu com Jesus nove meses, um só corpo, um só
sangue, seria impossível que ela fosse uma mulher qualquer, e pecadora. Mesmo antes da
encarnação do Verbo, ela não podia ter sido tocada pelo pecado, pois a
Graça de Deus não convive com o pecado, daí ser Maria chamada pelo Anjo de
Cheia de Graça.
Se cremos na divindade de Jesus, é contraditório negar a santidade
de sua Mãe.
Se cremos que Jesus é imaculado e afirmamos que seu
sangue nos remiu, sangue e carne que ele tirou de Maria, logo ela tinha de ter
sido purificada antes de nascer.
São João ainda
afirma:
4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado
também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a
justiça é justo, assim como ele é justo;
8 quem comete pecado é do Diabo;
porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou:
para destruir as obras do Diabo.
9 Aquele que é nascido de Deus não
peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode
continuar no pecado, porque é nascido de Deus. (1 Jo 3, 4-9).
Logo, Jesus não se encarnaria numa carne que vive no pecado,
na rebeldia, pois Maria permaneceu e foi predestinada para isso, para
permanecer unida a Ele. Assim, não viveu, nem podia viver em pecado, não só
durante a gestação do Verbo, mas antes mesmo dela, pois Maria foi plena de
graça, para não ser tocada pelo Diabo, pois quem comete pecado é do Diabo.
Se o Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do Diabo, ele não se tomaria carne, numa carne tocada pelo Diabo.
A semente de Deus que germinou em Maria não podia deixar que sua Mãe fosse
carne do Diabo e do pecado e como Maria foi predestinada desde o início dos
tempos, ela tinha de ser "nascida de Deus para não pecar habitualmente e
não ser tocada pelo pecado, porque foi nascida de Deus, da graça, isenta do
pecado, para gerar o próprio Deus.
Negar a Imaculada Conceição de Maria é negar a Divindade de Jesus e todo o mistério
de seu sacrifício, pois pelos méritos desse sacrifício e em vista dele é que
Ela foi liberta da mancha original de Adão, e unida ao Verbo, carne e sangue,
para que pelo seu sangue nos resgatasse e concluísse o resgate de sua própria
Mãe, salva antes de todos por causa de todos.
Porém mesmo sendo salva Maria foi interrogada se aceitava participar da
missão que lhe foi confiada, foi testada como os anjos, como Zacarias, porém
esse último duvidou e foi castigado com a mudez, Maria aceitou sua missão demonstrando
fé e foi medianeira das graças da redenção para muitos.
A imagem de Maria foi tirada da internet, e a produção em Power Point, foi feita por Maria Marta.
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