Virgem das virgens, em termos bíblicos, significa que Maria
foi Virginíssima, a mais virgem de todas. Desde o início do cristianismo Maria
era cultuada como “Áiepartenon“, isto é, a “sempre Virgem". A
virgindade eterna de Maria é facilmente demonstrável, quer seja pela Sagrada
Escritura ou pela Tradição, quer seja pela lógica. Maria foi Virgem antes
do parto, permaneceu Virgem durante e após o parto.
: “O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem
desposada… e o nome da Virgem era Maria“. (Luc. I, 26).E a própria Virgem
dá testemunho disso ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço
varão?".
O Evangelho nos mostra que Maria, “deu à luz
o seu filho". " E estando ali, aconteceu completarem-se os dias em
que devia dar à luz” (Luc. 1, 6).Sendo Maria virgem antes do parto, deve
sê-lo também durante o parto, pois o milagre da encarnação é uno e
completo. E isto é muito conforme à profecia: “uma virgem conceberá e
dará à luz". O Evangelho faz a aplicação desta
profecia: “Ora, tudo aconteceu para que se cumprisse o que foi dito
pelo Senhor, por meio do profeta” (Mat. 1, 22). Ou seja, conceber e
dar à luz, virginalmente! Deus quis manter a virgindade de Maria antes e
durante o parto, não o precisava, mas assim o fez.
Se não fosse a vontade de Maria manter a castidade perpétua,
sua afirmação (Como se fará isso, pois eu não conheço varão? Lc 1,34)
não teria propósito, pois o Anjo poderia lhe responder: “se ainda não
conhece, conhecê-lo-á logo; não é José teu esposo?". A sua afirmação
só faz sentido, dentro do contexto, tendo Maria feito o voto de castidade
perpétua.
ANTES DE COABITAREM:
No Evangelho de São Mateus, diz: “Maria, sua Mãe,
estava desposada com José. Antes de coabitarem, ela concebeu por virtude do
Espírito Santo” (Mt 1, 18). Ora, “antes de coabitarem” significa
apenas “antes de morarem juntos na mesma casa". Isso
aconteceu quando “José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e
recebeu em sua casa sua esposa "(Mt 1, 24)
FILHO PRIMOGENITO:
No Evangelho de São Lucas, diz: “Maria deu à luz
o seu filho primogênito (primeiro filho)” (Lc 2,
7). A lei mosaica exige que todo o primogênito (primeiro filho) seja
consagrado a Deus, quer seja filho único ou não: “Consagrar-me-ás todo
o primogênito entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu” (Ex
13, 2).
Um exemplo elucidativo encontrado no Egito, retirado de uma
inscrição judaica: “Arisoné entre as dores do parto morreu ao dar à luz
seu filho primogênito". Ou no Êxodo, quando Deus disse: “Todo
o primogênito na terra do Egito morrerá” (Ex 11, 5). E assim
aconteceu. “Não havia casa em que não houvesse um morto” (Ex 11,
30). Necessariamente, havia, como em todos os países, casais de um só
filho; por exemplo, todos os que se tinham casado nos últimos anos… Depois, em
outro trecho, Deus ordena: “contar todos os primogênitos masculinos dos
filhos de Israel, da idade de um mês para cima” (Num 3, 40). Ora, se
há primogênito de um mês de idade, como é que se pode exigir que, para haver
primeiro, haja um segundo? Logo, há primogênito sem que haja,
necessariamente, um segundo filho. A primogenitura era um título de
dignidade e de honra entre os Judeus.
Geralmente, o filho, primeiro, tinha direito a certos
privilégios, como os de herdeiro etc, ficando sujeito a certas obrigações, como
vemos na Bíblia. (Lc 2, 23) É, portanto, de propósito e com razão que o
Evangelista chama Jesus: “primogênito” – “ton protótokon“. Designa-o,
deste modo, como herdeiro de David, como tendo um direito privilegiado
sobre esta herança (cf Gen 10, 15 – 21, 12). E é isso que se pode verificar na
apresentação de Jesus no templo: “Depois que foram concluídos os dias
da purificação de Maria, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o
apresentarem ao Senhor: Todo o varão primogênito será consagrado ao Senhor”
(Lc 2, 22).
NÃO A CONHECEU ATÉ QUE DEU À LUZ: Em algumas traduções,
aparece em São Mateus: “José não conheceu Maria até que ela desse à luz
um filho ”. (Mt 1, 25). “Até", na linguagem
bíblica, refere-se apenas ao passado e não fica claro que após ela dar à
luz José a teve como mulher. A expressão "até
que" corresponde ao hebraico ad ki. Esta partícula na
Escritura ocorre para designar apenas o que se deu (ou não se deu) no
passado sem indicação do que havia de acontecer no futuro. Assim,
não significa que José conheceu Maria após o nascimento de Jesus. O
texto do Evangelho quer dizer apenas que "sem que José a conhecesse
ela deu à luz o seu filho".
Além é claro das palavras de Maria em Lucas
que mostra sua firme intenção de permanecer virgem, pois quando
o anjo anuncia o nascimento de Jesus, ela poderia
deduzir que, SENDO NOIVA, se casaria e teria um menino, no entanto,
pergunta como isso acontecerá pois não conhece homem E NEM TEM
INTENÇÃO DE CONHECER ( e aí já vemos a ideia de uma noiva que por inspiração
divina quer permanecer virgem):"Como se fará isto, pois não
conheço homem?" (Lc 1,34)
Exemplos do uso do até sem indicar que após ele
haveria mudança: “Micol, filha de Saul, não teve filhos até
ao dia de sua morte” (II Sam 6, 23). Ou então, falando
Deus a Jacob do alto da escada que este
vira em sonhos, disse-lhe: “Não te abandonarei, enquanto não se
cumprir tudo o que disse” (Gen 28, 15).Quererá isso dizer que Deus o
abandonaria depois? Em outra passagem, Nosso Senhor diz aos seus
Apóstolos: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos
séculos” (Mt 28, 20). Ora, o texto sagrado deixa claro que a palavra “até”
é um reforço do milagre operado, a saber, a encarnação do verbo
por obra do Espírito Santo, e não por obra de um homem (S. José).
OS IRMÃOS DE JESUS -
JESUS TEVE IRMÃOS?
Há sete textos no Novo Testamento que mencionam "Os
Irmãos de Jesus", no entanto o mais expressivo é o de Mar 6,
3: "Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão
de Tiago, José, Judas e Simão? E as suas irmãs não estão aqui
entre nós?".
Leia também: Mat 13, 55s; Mar 3, 31-35; Mat 12,
46-50; Luc 8, 19-21; Joa 2, 12; Joa 7, 2-10; Ato 1, 14; Gál 1, 19 e 1 Cor 9, 5.
Vejamos então, qual o verdadeiro sentido do grau de parentesco entre
esses "Irmãos" e Jesus.
A expressão "Irmãos de Jesus" foi concebida
originariamente não em ambiente grego, mas no mundo Semita. Os habitantes
de Nazaré, por exemplo, não falavam grego, mas aramaico. É preciso,
portanto, que procuremos avaliar o sentido da palavra "irmão" em aramaico. Ora,
em aramaico, assim como em hebraico (línguas afins entre si), a palavra
"Irmãos" Ah, em hebraico e Aha, em
Aramaico, designava não somente os filhos dos mesmos genitores, mas também, os primos ou
até parentes mais remotos, pois estas línguas eram pobres em
vocabulário.
No antigo testamento, vinte passagens atestam o amplo
significado da palavra "Irmão", vejamos alguns exemplos: Leiamos Gên
11, 27: "Eis a descendência de Taré: Taré gerou Abrão, Nacor e
Arã. Arã gerou Ló".;
Leiamos Gên 12, 5: "Abrão tomou sua
mulher Sarai, seu sobrinho Ló,..."; Agora leiamos Gên
13, 8: "Abrão disse a Ló: que não haja discórdia entre mim e ti,
entre meus pastores e os teus, pois somos irmãos". (Leia
também Gên 14, 12.14.16).
Leiamos 1 Cro 23, 21-22: "Filhos de Merari:
Mooli e Musi. Filhos de Mooli: Eleazar e Cis. Eleazar morreu
sem ter filhos, mas teve filhas que foram desposadas
pelos filhos de Cis, seus irmãos".
Leiamos Tb 8, 9: Aconselhado pelo Arcanjo
Rafael a casar-se com Sara, filha única de Raquel e de Ana, parentes próximos
de seu pai, Tobias assim rezou a Deus: "Senhor, sabeis que não é por
motivo de luxúria que recebo por mulher esta minha irmã".
Outros exemplos: Gn 12, 8-14; Gn 29, 12.15; Gn 31,
23; Gn 37, 16; Gn 39, 15; Gn 42, 15; Gn 43, 5; 1 Cro 15, 5; 2 Cro 36, 10; 2
Reis 10, 13;1 Sam 20, 29; Lv 10, 4; Jó 19, 13-14; Jó 42, 11.
Comentário:
Vale esclarecer que na tradução grega foi usado o termo "Adelphós" irmãos,
apesar do grego ter a palavra primo, em virtude da língua de pregação de Jesus
ser o hebraico e o aramaico, que não tinha palavra própria para dizer
primo. Com base nesta verificação, não teremos dificuldade de compreender
que os "Irmãos de Jesus" eram, na verdade, primos de
Jesus. Ora, é sabido que entre os orientais, os parentes mais próximos
eram chamados de irmãos, como até hoje se dá em alguns países notadamente a
Índia, onde em alguns idiomas locais não há palavras para designar
"primo" Vejamos as pistas que alguns textos do evangelho nos
dão: Mat 27, 55-56: "Estavam ali muitas mulheres olhando de
longe. Haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia a servi-lo. Entre elas Maria
madalena,Maria, mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de
Zebedeu". (Confira Mar 15, 40).
Comentário: essa Maria, mãe de Tiago e de José, não é a esposa de
José, mas de Clopas (ou Cléofas, ou Alfeu), conforme Joa 19, 25: "Perto
da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria
mulher de Clopas, e Maria Madalena".Para melhor compreensão
vejamos seguintes: Filhos de Eli (Luc 3,23): José (pai adotivo de Jesus) e
Clopas (ou Alfeu ou Cléofas).
José (pai adotivo de Jesus) casou-se com Maria, mãe de Jesus. Clopas casou-se
com uma mulher também chamada Maria (denominada Maria de Clopas). Dessa união,
nasceram os seguintes filhos: Tiago (menor); José; Judas (não é o Iscariotes);
Simão (não é Simão Pedro). Pois bem, os nomes de Clopas (ou Alfeu ou Cléofas)
designam em grego a mesma pessoa, pois são formas gregas do nome aramaico Claphai. O
mais antigo historiador da Igreja, Hegesipo (180 d.C. - Memórias) conta-nos que
Clopas (ou Alfeu ou Cléofas) era irmão de São José.
É muito comum nas Escrituras uma pessoa ser conhecida pôr 2
ou mais nomes diversos: O sogro de Moisés é chamado Raguel (Êxodo 2, 18 a 21) e
logo depois é chamado Jetro (Êxodo 3, 1). Gedeão, depois de ter derribado o
altar de Baal é chamado também Jerobaal (Juizes 6, 32). Josias, rei de Judá, é
chamado também Azarias (2 Reis 15, 23; 1 Crônicas 3, 12). E no Novo
Testamento o mesmo Mateus é chamado Levi: 'Viu um homem, que estava
sentado na coletoria de impostos, chamado Mateus (Mateus 9, 9). "Viu
a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos (Marcos 2, 14). O
mesmo que é chamado José é chamado Barsabas (Atos 1, 23)". Ainda, para
melhor entendimento, é necessário esclarecer que outra família também entra
neste contexto, a de Zebedeu tinha por esposa Salomé e teve os seguintes
filhos: João (discípulo a quem Jesus amava) e Tiago (maior). Ainda existe
a família de João (Joa 21,15), que não é João o Evangelista, que era pai de
Simão (que passou a se chamar Pedro) e André. Esse esquema explica a íntima
relação que unia as famílias de Clopas e de José. Supõe-se que São José
morreu antes da vida pública de Jesus. Parece então que a virgem Maria e
seu divino Filho foram para a casa de seu cunhado e as duas famílias se
fundiram numa só.
Quando Jesus, aos 30 anos de idade deixou sua mãe para iniciar sua vida
pública, Maria sempre saía acompanhada de seus sobrinhos (a mulher oriental no
judaísmo antigo não se apresentava em público sozinha, mas sempre acompanha por
parentes próximos masculinos), isto explica porque nos evangelhos Maria aparece
frequentemente em companhia dos "Irmãos de Jesus", que na
verdade, não eram filhos da virgem Maria, mas sim, seus
sobrinhos.
Estavam ao pé da cruz: Segundo os Evangelhos Sinóticos:
Mat 27, 55-56: "Estavam ali muitas mulheres olhando de longe.
Haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia a serví-lo. Entre elas Maria
Madalena,Maria, mãe de Tiago e de José ( mulher de Clopas Jô
19, 25 ) e a Mãe dos filhos de Zebedeu". Mar 15, 40: "Achavam-se
ali também umas mulheres, observando de longe. Entre as quais Maria Madalena,
Maria, mãe de Tiago (menor) e de José, e Salomé". Luc 23, 49: "Os
amigos de Jesus como também as mulheres, que o tinham seguido desde a Galiléia,
conservavam-se a certa distância, e observavam estas coisas".
Segundo o Evangelista João: João 19, 25: "perto da cruz de
Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria mulher de
Clopas e Maria Madalena". (Entende-se aqui que Maria de Clopas
era concunhada de Maria, termo inexistente na língua hebraica. Talvez Maria de
Clopas pudesse também vir a ser irmã de sangue de Maria - mãe de Jesus, porém
não há como prová-lo.). Enumerando as mulheres que estavam juntamente com
Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:
Mateus 27, 56
|
Marcos 15, 40
|
João 19, 25
|
Maria, mãe de Tiago e de José;
|
Maria, mãe de Tiago Menor e de José;
|
a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas
|
Maria Madalena;
|
Maria Madalena
|
Maria Madalena
|
a mãe dos filhos de Zebedeu.
|
Salomé
|
Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus
(Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e São Marcos como mãe de Tiago
menor e de José. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a mãe
dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe de Tiago Maior. Tiago (maior) e
João: Mar 10,35: "Aproximaram-se de Jesus Tiago e João, filhos de
Zebedeu e disseram-lhe: 'Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos".
Mat 20, 20: "Nisto, aproximou-se à mãe dos filhos de Zebedeu com
seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica". (Trata-se
de Salomé, mulher de Zebedeu).
Relação dos Apóstolos:
Luc 6, 14-16: "Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro, André, seu
irmão, Tiago, João, Felipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu,
Simão, chamado zelador, Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que
foi o traidor".
Mat 10, 2-4: "Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado
Pedro, depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
Felipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e
Tadeu. Simão, o cananeu e Judas Iscariotes, que foi o traidor".(Tadeu é
o Judas que não é o Iscariotes). Mar 3, 16-19: "Escolheu
estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, e João,
seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer, filhos do trovão.
Ele escolheu também André, Felipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de
Alfeu, Tadeu, Simão o zelador, e Judas Iscariotes, que o entregou".
PROVAS QUE JESUS ERA
FILHO ÚNICO: Jesus foi filho único?
Luc 2, 41-46: "Seus Pais iam todos os anos
a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando o menino completou doze anos, segundo
o costume, subiram para festa. Terminados os dias, eles voltaram, mas o menino
Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele
estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia, e puseram-se a procurá-lo
entre os parentes e conhecidos, e não o encontrando, voltaram a Jerusalém à sua
procura. Três dias depois, eles o encontraram no templo, sentado em meio aos
doutores, ouvindo-os e interrogando-os".
Comentário: Os dias de festa da Páscoa eram 7
(sete), contando os dias de viagem de ida e volta, a Sagrada Família deve ter
ficado cerca de quinze dias fora de casa. Ora, Maria e José não podem ter
deixado no lar, por tanto tempo, filhos pequenos, donde se conclui,
logicamente, que aos doze anos de idade Jesus era filho único. Por que nunca os
evangelhos chamam os "irmãos de Jesus" de "filhos de Maria"
ou de "José", como fazem em relação ao Nosso Senhor? E como, durante
toda a vida da Sagrada Família, o número de seus membros é sempre três?
A fuga para o Egito, a perda e o encontro de Jesus no
Templo, etc... João 19, 26-27: "Jesus, então, vendo sua mãe e,
perto dela, o discípulo a quem amava, disse a sua mãe: mulher, eis o teu filho!
Depois disse ao discípulo: eis a tua mãe! E a partir dessa hora, o discípulo a
recebeu em sua casa".
Comentário: Jesus ao morrer confiou sua mãe a João
evangelista, filho de Zebedeu, membro de outra família. Este gesto seria
incompreensível se Maria tivesse outros filhos em casa, já que segundo a lei de
Moisés teria que ficar aos cuidados do filho mais velho. Jesus é dito
"suposto filho de José" em Luc 3, 23; é dito "o filho de
Maria" (com artigo) -"uiós Marias", em Mar 6, 3. O
Evangelho nunca diz: "A mãe de Jesus e seus filhos",
embora isto fosse natural se ela tivesse outros filhos (ver Mar 3, 31-35 e
Ato 1, 14).
OBJEÇÕES PARA A VIRGINDADE DE MARIA X A LOGICA DA VIRGINDADE DE MARIA: Que
Maria permanecesse Virgem depois do parto de Jesus, era também muitíssimo
conveniente, por que:
1* Sendo Jesus, o Filho unigênito de Deus Pai (Jo 1,14) -
o Verbo ou Sabedoria de Deus (Jo 1,1)-- convinha que também na
terra Ele fosse unigênito de Maria (Mc 6,3), chamada no Evangelho de Mãe
(apenas ) de Jesus (Jo 2,1), e não Mãe de Jesus, Tiago e João. Os
irmãos ditos no Evangelho, na verdade são primos.
2* Se Ele tivesse tido irmãos carnais, pensar-se -ia que esses irmãos
também seriam deuses, pois teriam nascido de uma mesma mulher, teriam
os mesmos poderes e dons, causando o politeísmo e heresia.
3* É necessário que Deus só tenha uma esposa, assim como é necessário que
Ele tenha uma só Igreja (Apo 21, 9) Por isso, assim também a esposa só
pode ter um esposo. E Maria só devia ter um esposo real: o
próprio Deus (Lc 1, 35), e manter-se virgem por toda a vida (Jo 19,
25-27).
4* Se Jesus se manteve virgem sempre, Maria também pôde se manter
virgem por uma graça única de Deus.
5* Se Maria tivesse tido filhos de outrem que não o Espírito Santo, seu
Divino esposo, isso seria uma aberração, semelhante ao adultério. No
Evangelho de Lucas, ao descrever sua infância aos 12 anos de idade, vemos
que a família de Jesus eram apenas José e Maria: "Ora, seus
pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.42 Quando
Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume
da festa; 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou
o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; (...) e
não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele." (Lc 2, 41-43;45). Esposa
do Divino Espírito Santo (Lc 1,35) uma vez, Maria devia se conservar
sua esposa fiel sempre, pois ela é a porta pela qual o Verbo de Deus
entrou no mundo e a escritura diz: "Esta
porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum;
porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso
ficará fechada. " (Ez 44,2).Por Maria, Cristo veio ao mundo, assim ela
é uma porta sagrada e sua virgindade é o sinal dessa santidade e consagração: 1 Então
me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário,
a qual olha para o oriente; e ela estava fechada. 2 E
disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá,
nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel entrou
por ela; por isso ficará fechada. (Ez 44, 1-2).
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