A devoção a Nossa Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos
do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de
"Dormição da Assunta".
Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo
nos primeiros séculos do cristianismo.
A última metade do século V foi marcada pela propagação de
uma literatura apócrifa, isto é, escrita na época dos fatos, mas não incluída
na Bíblia, sobre a morte e assunção da Virgem; e a construção de uma Basílica
para venerar o túmulo da Mãe de Deus, por ordem da imperatriz Eudóxia.
Nossa Senhora da Boa Morte é um dos títulos dados a Nossa Senhora. Entretanto, a tradição católica
evita dizer que Nossa Senhora morreu, substitui morte por "dormitio"
(dormição), pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia: "Muitos daqueles que dormem no pó da terra,
despertarão, uns para a vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia
eterna"( Dn 12, 2).
História
O culto a Nossa Senhora da Boa Morte é uma tradição da
Igreja Católica.
No ano de 1661, em
Lombo do Atouquia, freguesia de Calheta, Portugal, já existia uma capela de
Nossa Senhora da Boa Morte, fundada por Francisco Homem de Couto.
O culto chegou ao Brasil por meio dos portugueses
A imagem de Nossa Senhora da Boa Morte pode ser venerada em
Salvador, Bahia, na igreja da Glória e Saúde, mas é na cidade de Cachoeira, no
Recôncavo baiano é onde são realizadas as maiores celebrações organizadas
anualmente pela Irmandade da Boa Morte. E possui certas características: Incorpora elementos da cultura afro-brasileira,
tem mais de duzentos anos, Só admite mulheres com mais de quarenta anos de
idade, São na maioria adeptas do candomblé.
Existe também na cidade de Santos em São Paulo, uma
Confraria de Nossa Senhora da Boa morte, localizada no Convento de Nossa Senhora
do Carmo dos carmelitas.
Entretanto, não se deve confundir o título de "Nossa
Senhora da Boa Morte”, um dos atributos da Virgem, Mãe do Senhor com o culto
sincrético da Boa Morte cuja imagem é um esqueleto e que tem suas raízes nas
crenças indígenas dos povos nativos do México.
Esse culto da Boa Morte no México em nenhum momento foi ou é autorizado e
aprovado pela Igreja. Trata-se de Sincretismo Típico do México assim como a Umbanda
o é no Brasil.
Em relação a Virgem, o título Senhora da Boa Morte está
ligado ao final da oração denominada "Ave Maria": "Santa Maria,
Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores agora e na hora de nossa morte".
A DORMIÇÃO DE MARIA
Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente,
através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da
Assunta".
Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo
nos primeiros séculos do cristianismo.
A última metade do século V foi marcada pela propagação de
uma literatura apócrifa, isto é, escrita na época dos fatos, mas não incluída
na Bíblia, sobre a morte e assunção da Virgem; e a construção de uma Basílica
para venerar o túmulo da Mãe de Deus, por ordem da imperatriz Eudóxia. Isso acabou provocando a mudança do conteúdo temático do
culto de 15 de agosto, para a "Dormição da Assunta", já no início do
século VI.
Os escritos apócrifos revelavam que, a Virgem Maria teria
entrado em "Dormição", isto é, entrado no sono da morte rodeada pelos
apóstolos.
O seu corpo imaculado foi levado por eles a um sepulcro novo
no Getsêmani. Três dias depois, eles voltaram ao local e o encontraram
vazio e com odor de flores. A Mãe fôra
"Assunta", isto é, subira ao céu em corpo e alma.
A Assunção de Maria, do ponto de vista bíblico, é totalmente
possível, já que outros personagens também foram arrebatados por Deus ao céu
como Moisés, depois de morto (Jd 1,9), Henoc que "pela fé, foi levado, a
fim de escapar à morte e não foi mais encontrado, porque Deus o levara
(...)" (Hebreus, 11,5), Elias que
subiu num carro de fogo, e foi arrebatado por Deus, em corpo e alma. (II Reis,
II, 1-11).
Se esses homens mereceram tal graça, porque a Mãe do senhor
(Lc1,43) não, já que deu-lhe a carne e o
sangue que nos remiu?
No século VII, o
imperador Maurício prescreveu que essa festa mariana fosse celebrada em todos
os seus domínios, como uma das mais importantes.
E finalmente, o Papa
Sérgio I a introduziu na liturgia de Roma. Desse modo, o culto "Dormição da Assunta" ou
"Dormição da Mãe de Deus" alcançou toda a Igreja, do Oriente e do
Ocidente.
A Igreja do Oriente se dedicou ao culto da devoção da Mãe de
Deus, até por ser a mais primitiva.
Muitas igrejas cobertas de ícones sagrados foram erguidas em
todas as regiões, nesse período bizantino.
Os lugares sagrados, marcados pelos acontecimentos da
Revelação do Mistério de Deus, foram guardados dentro de magníficos templos
cobertos de ícones. Tais ícones não foram feitos para adornar o templo, são
pinturas que representam os símbolos sagrados da Igreja e descrevem o Evangelho.
Assim, uma grande profusão de ícones invadiu a Igreja do
Ocidente, especialmente os da Mãe de Deus.
A Virgem Santíssima, além de ser invocada e representada em
"Dormição", foi chamada de "Assunta", como seu filho foi
elevada ao céu, pelo mérito de Cristo, obtendo a Redenção corpórea. Venerar a
Boa Morte de Nossa Senhora sempre foi uma grande festa, para os cristãos.
Ela é a premissa da glorificação do corpo e da alma,
assegurada por Cristo no final dos tempos, pois "Cristo ressuscitou dentre
os mortos como primícias dos que morreram" ( I Cor 15,20) e cada um ressurgirá "cada qual porém em
sua ordem" (I Cor 15,23).
Assim, não há porque
não crer na Assunção de Maria, visto que nem" todos morreremos, mas todos seremos
transformados" ( I Cor 15,51). Antigamente o culto iniciava na véspera,
com a deposição da imagem da Virgem "dormente", num esquife e ficava
exposta à visita dos fiéis até a manhã da festa, quando era retirada e colocada
a imagem triunfal de Nossa Senhora da Assunção.
Em algumas
localidades essa tradição se manteve inclusive nas Américas que herdou o culto
dos missionários espanhóis e portugueses.
O dogma da Assunção
de Maria só foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, como consequência lógica
de intensos estudos históricos e teológicos patrocinados pela Igreja ao longo
desses séculos. Ele só fez coroar uma fé sempre professada universalmente por
todo o Povo de Deus.
Oração à Santíssima
Virgem para obter uma boa morte
Ó Maria, concebida
sem mácula, orai por nós que a Vós recorremos. Ò Refúgio dos pecadores, Mãe dos
agonizantes, não nos desampareis na hora da nossa morte, mas alcançai-nos uma
dor perfeita, uma contrição sincera, a remissão dos nossos pecados, uma digna
recepção do Santíssimo Viático, a fortaleza, do Sacramento da Unção dos
enfermos, para que possamos seguros apresentar-nos ante o trono do justo mas
também misericordioso Juiz, Deus e Redentor nosso. Amém.
Fonte: http://rezairezairezai.blogspot.com.br A produção da imagem em Power Point foi feita por Maria Marta.
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