sábado, 11 de janeiro de 2014

MARIA É A ESTRELA DA MANHÃ



   No texto de Apocalipse 22,16, lemos que Jesus é a “Estrela radiosa da manhã”, o Astro Rei, o Sol da Justiça. Mas antes da chegada do Sol, a estrela Vénus, a estrela da manhã brilha forte anunciando o fim da noite e a chegada da manhã, essa estrela é Maria, a Virgem que anuncia um novo tempo.
   Maria é também a Estrela da Manhã porque anuncia o sol nascente, a luz do alto que veio nos visitar: Jesus de Nazaré (Lc 1,78).
 Ela é a Nova Aurora que precede o “dia do Senhor”, pois dela nasceu o Salvador
.
 Um dos hinos mais antigos, belos e conhecidos é este:
Ave, Maris Stella,
Dei mater alma,
Atque semper Virgo,
Felix caeli porta.

   Traduzindo: Ave, do mar Estrela De Deus mãe bela, Sempre virgem, da morada Celeste Feliz entrada.
Diz ainda de modo muito poético o Salmo 129: “Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espere Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção”. 
Cada um de nós ao seu modo é um vigia esperando o sol da manhã. 
   Como disse Jesus: “Vigiai e orai”. Nossa vida deve ser vivida nesta “Vigilância”. 
Estamos acampados na história, mas não temos aqui morada permanente. A qualquer momento Deus pode nos chamar. Estamos preparados? Vigiai!
   Maria surge na nossa história como uma estrela de luz muito forte, a Estrela da manhã que a anuncia a chegada do Sol. Mas sua luz não é suficiente para iluminar o dia.  Ela não é o sol. Maria não salva, mas aponta para o rumo da salvação.  Ela indica a estrada que leva para o seu filho, Jesus, o Sol da Vida e da justiça.
   São Pedro em sua carta dá exatamente este conselho: “Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações” (2Pd 1,19). 
Veja que Maria não é a única estrela. 
   Antes da vinda de Jesus, a humanidade assistiu a uma constelação de numerosos astros e estrelas. Podemos recordar Moisés e todos os profetas, Davi todos os reis e pastores, Levi e tantos sacerdotes. 
Na plenitude dos tempos Deus nos deu seu próprio Filho que é profeta, sacerdote e rei-pastor. Para anunciar a sua vinda o maior dentre os nascidos de Mulher: João Batista. 
E para dizer sim em nome de toda a humanidade, Deus escolheu uma jovem menina de Nazaré.
Ela é a Estrela da Manhã. Este novo dia foi prenunciado pelos profetas: “Um astro sairá de Jacó” (Nm 24,17). Maria é esta luz que vai à nossa frente. É como a Estrela Guia. Maria é luz na terra e reluz para sempre no céu.
   Reportemo-nos à noite de um navegante em alto mar. Nada pode mais alentar ao marinheiro do que a Estrela da Manhã, o astro pregoeiro da aurora, sinal do dia que está por chegar, dissipando as trevas traiçoeiras.
Nossa vida assemelha-se a uma grande noite, cheia de espinhos e amarguras, que aguarda a luz da eternidade. E, em meio às ondas e tempestades, é na intercessão de Maria, a Stella Matutina, que podemos confiar. 
    Com sua presença faz brotar nos corações dos justos uma imponderável confiança. Diante dela os anjos se enchem de gáudio, enquanto o demônio e seus sequazes, sempre prontos a armar ciladas para perder as almas, amedrontam-se e fogem para os bueiros do inferno... Sempre disposta a socorrer os náufragos durante a noite, a Virgem Santíssima é o farol que nos guia para o grande alvorecer do dia perene e sem mágoa, o luzeiro que, imune às procelas do pecado, jamais deixa de fulgir.
    Com a Encarnação do Verbo, fez Ela nascer entre nós o Sol de Justiça. Porém, quis o Pai que, precedendo a única e verdadeira Luz, surgisse antes no mundo outro clarão: a Mãe de Deus. Como a Estrela da Manhã, Maria assinala o fim das trevas do pecado e prenuncia a era da graça. Seu brilho suave, tamisado e atraente, prepara gradualmente o olhar dos homens para o fulgor do Astro Rei.
Diz a Bíblia:
Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos (nos caminhos) da justiça luzirá como as estrelas, com um perpétuo resplendor. (Daniel 12,3).
Maria introduziu o mundo nos caminhos da Justiça, quando aceitou ser a Mãe de Jesus, quando deu ao mundo a Luz verdadeira, assim, Ela brilha no céu com um perpétuo resplendor e "como a estrela-d'alva brilha no meio das nuvens, como brilha a lua nos dias de lua cheia, (Eclesiástico 50,6), Maria brilha para nos trazer esperança e força nas batalhas da vida.
 Maria é a Estrela que anuncia a chegada do Sol, a Estrela radiosa da Manhã, Jesuscomo diz o Apocalipse (22,16): "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. 
Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã. "Ela é a Estrela Matutina, pois nasce sem pecado, para gerar o Santo dos Santos.
O nascimento de Maria já anuncia que a Salvação, o Sol verdadeiro, virá ao mundo.
Mãe do céu, estrela que me guia, iluminai as trevas da minha mente para que busque o amor de Deus, proteja-me de mim mesmo. 
Quando eu for cair em pecado, ajudai-me a não pecar. 
Quando eu for falar algo inapropriado, ajudai-me a calar. 
Quando eu for tomar uma atitude que possa me prejudicar ou ao próximo, ajudai-me a parar. 
Quando eu pensar algo que não deveria, ajudai-me a me vigiar.
Cobri-me com vosso manto e esteja sempre ao meu lado para que tome as decisões certas em minha vida.

A imagem de Maria foi tirada da internet e a produção em Power Point foi feita por Maria Marta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário